domingo, 17 de fevereiro de 2008

Perspectivas Oblíquas

Perspectiva cavaleira


Os desenhos de projecções e de perspectivas axonométrica são, baseados nas projecções ortogonais. A perspectiva cavaleira, a qual resulta de uma projecção oblíqua. Considerando o cubo de referência com duas faces paralelas ao plano vertical de projecção obtém-se a perspectiva cavaleira do cubo onde temos:

- Arestas horizontais em verdadeira grandeza;

- Arestas verticais em verdadeira grandeza;

- Arestas a 45º com redução a metade.


Verifica-se, portanto, que a face do cubo paralela ao plano vertical tem uma perspectiva cavaleira igual á sua projecção. Assim, a face de frente tem na perspectiva cavaleira a construção, geralmente simples, usada na projecção.
Tendo isto em conta, deveremos escolher a face de contorno mais irregular para face de frente.
Esta perspectiva apresenta um aspecto parecido com a perspectiva dimétrica, mas dando a impressão de certa deformação. No entanto, a perspectiva cavaleira é de construção muito mais simples, principalmente quando há linhas curvas na face paralela ao plano vertical, pois a circunferências da projecção correspondem circunferências da perspectiva. Também, não se tornam necessários esquadros especiais, pois serve o esquadro de 45º.
Para evitar uma pronunciada impressão da deformação, deveremos dispor a maior dimensão da peça segundo um dos eixos em que não haja redução de comprimento.A perspectiva cavaleira é muito usada para acompanhar o desenho de projecção, a fim de facilitar a sua leitura ao operário que vai executar as peças respectivas.

Nenhum comentário: