segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Conclusões

Joana Raimundo



Com este trabalho apronfundei e adquiri mais conhecimentos sobre a perspectiva e a sua história. Passei a saber que Giotto di Bondone foi o primeiro artista a usar nas suas obras a perspectiva de maneira que conseguiu sobrepor e dar volume a figuras.
Sabendo já que leonardo Da Vinci deixou várias marcas na perspectiva, passei a saber que uma delas foi a descoberta da perspectiva atmosférica, que está presente no seu famoso quadro “La Gioconda”.
Passando á pratica da perspectiva, detectei um erro que tenho por habito aplica-lo nos meus trabalhos, na perspectiva atmosférica os objectos que estao longe vao ficando cada vez menos nitidos conforme nos afastamos, e eu tenho por habito fazer o que está longe muito “carregado”.

As perspectivas cónicas são as mais associadas à ideia que geralmente temos de perspectiva, pois são as que mais se assemelham à interpretação feita pelos nossos olhos.
Com as perspectivas axonométricas conheci novos esquadros, mais adequados aos angulos das perspectivas. Na perspectiva dimétrica existem dois tipos de esquadros que facilitam a elaboraçao do solido.
Por vezes, esses esquadros têm as escalas normal e de redução e, ainda, tabelas para permitir a construção das elipses. Nas perspectivas cavaleira e na isometrica, já muito conhecido existe o esquadro de 45º e de 30º, apesar de esses já serem muito mais usados e conhecidos do que os da perspectiva dimétrica.
Aprendi tambem a realizar a perspectiva cónica com 3 pontos de fuga, e que essa é mais usada para ver objectos de cima ou debaixo.



Mariana Gervásio



Ao realizar este trabalho para a disciplina de desenho tive oportunidade de aprender mais sobre a perspectiva, a sua história e as diferentes formas que o homem encontrou de a utilizar de modo a dar uma aspecto mais realista às suas pinturas ou aos seus projectos.

Ao investigar a sua história pude observar a evolução que o uso da perspectiva teve desde a época do renascimento quando foi usada por Giotto, passando pelas magnificas obras de Da Vinci que revolucionaram a perspectiva até à arte moderna dos surrealistas que davam vida aos sonhos criando ambientes e perspectivas impossíveis.

Com este trabalho pude verificar que a perspectiva que, quando utilizada correctamente, dá ao observador uma maior sensação de volume e profundidade é a perspectiva cónica pois é a que mais se assemelha ao que é interpertado pelos nossos olhos quer a vista seja de cima, de baixo ou de frente.

Entre os dois grandes tipos de perspectiva existem várias diferenças mas as principais são que a perspectiva axonométrica é usada para trabalhos rigorosos que impliquem trabalho demoradfo enquanto que as cónicas não sendo tão trabalhosas pode ser utilizado o mesmo tipo rigor e assemelham-se mais ao que o nosso olho vê.

Com isto posso concluir que tenho de facto uma nova perspectiva sobre a perspectiva

Ivo rodrigues

Este trabalho adquiri mais conhecimentos sobre perspectiva nomeadamente sobre a perspectiva conica que se divide em três tipos ou seja , perspectiva com um,dois e três pontos de fuga. Na minha opiniao a perspectiva conica e a que representa melhor a realidade que se traduz pela noçao dos volumes e distancias dos objectos observados.

Aprendi que na historia da perspectiva o primeiro artista a desenvolve-la foi Giotto seguido de muitos outros, nomeadamente Leonardo Da Vinci e todos estes contribuiram para evoluçao e aperfeiçoamento da perspectiva.

Em relaçao ao desenho a perspectiva que mais gosto e utilizo e a conica porque e a que mais facilita o trabalho pois nao precisa de métodos rigorosos.

Um comentário:

Glória disse...

Gratidão pelos ensinamentos adquiridos por intermédio deste blog. Namastê.