sábado, 16 de fevereiro de 2008

Perspectiva Cónica

A perspectiva é um método de transmitir ao observador a aparência que as formas assumem á distância bem como as três dimensões que estas possuiem, aqui a representação tridimensional não passa de um jogo ( uma ilusão ) de , logo o objecto que está mais próximo do observador aparenta ter dimensões diferentes do que está mais longe mesmo que ambos os objectos tenham dimensões iguais

As perspectivas cónicas são as mais associadas à ideia que geralmente temos de perspectiva, pois são as que mais se assemelham à interpretação feita pelos nossos olhos.

O chamado nível dos olhos corresponde tal como o nome indica ao que se encontra à altura dos olhos acima do chão quer estejamos sentados ou em pé e é esta altura que define a linha do horizonte onde se encontram os pontos de fuga.
Assim todas as linhas que se afastam de nós e se encontram acima desse nivel descem convergindo para num ponto de fuga, e todas as linhas que se encontram abaixo sobem para o mesmo ponto, ou seja o nivel dos nossos olhos está directamente relacionado com os pontos de fuga.
Existem três posições básicas dos nossos olhos que se traduzem em posiçao de frente onde o nivel dos olhos encontra-se a cerca de metade da altura do objecto a desenhar, posição de baixo quando estamos agachados ou deitados onde o nível dos olhos encontra-se muito proximo do chão, e a posiçao acima do objecto que pode ser observada de cima numa parte alta dum prédio ou uma colina.


Na perspectiva conica podem existir um, dois ou três pontos de fuga no desenho de perspectiva.

  • A perspectiva de com ponto de fuga é geralmente usada para estradas, vias férreas, ou edifícios que se encontram directamente de frente em relação ao observador e em todos os objectos que são compostos de linhas paralelas em relação a linha de visão do observador.

  • A perspectiva com dois-pontos traduz-se por dois pontos que representam um jogo de linhas paralelas . Tomemos como exemplo olhar uma casa de um canto, poderíamos reparar que uma parede seria puxada em direcção a um ponto de fuga,e a outra parede em direcção ao ponto de fuga oposto.




  • A perspectiva com três-pontos normalmente é utilizada para ver os objectos de cima ou de baixo. Além dos dois pontos de fuga anteriores, ou seja um para cada parede, existe agora um novo ponto que define o tecto (parte superior) e o chão (parte inferior) . Exemplo : Quando olhamos acima de um edifício, o terceiro ponto de fuga situa-se num ponto mais alto no espaço que os restantes pontos.

5 comentários:

caospoético disse...

Muito Bom!!

Wagner Trindade disse...

Era isso mesmo que estava precisando... velew bjo

Unknown disse...

Bom mesmo estava a procura disto obrigadao

Unknown disse...

obrigado, bons dizeres

Unknown disse...

VAI PO CARALHO CABRAO ISSO A TUDO ERRADO EU E QUE TENHO 5 A EV E EVT ADEUS CORNOS